Que método de tomada de notas lhe fica melhor?

Published on : 27 Abril 20213 min reading time

Durante uma reunião, formação ou outra, saber tomar notas poupa tempo. Permite-lhe produzir um relatório ou um resumo necessário durante a reunião ou mais tarde. Para progredir neste campo, é essencial conhecer os princípios básicos.

Mas porquê tomar notas?

O principal objectivo é reter informação útil. Durante uma reunião, anotar pontos que necessitam de esclarecimento ou perguntas a fazer; tomar notas é essencial para recordar vários pontos essenciais, tais como as condições de uma reunião como a data e os participantes. Um método de tomada de notas é ideal para memorizar números, dados, decisões ou outras informações transmitidas durante o intercâmbio. Em suma, tomar notas facilita a memorização de dados para acções futuras.

Métodos para tomar notas de forma eficaz

Eis alguns métodos essenciais de tomada de notas: em primeiro lugar, é necessário preparar-se previamente, ou seja, recuperar informações sobre a agenda, os contornos do discurso e o plano do orador na Internet, a fim de se familiarizar com o seu estilo, o assunto e o jargão. Também é possível praticar o método linear ou não linear. Esta última requer lógica e criatividade, tal como dividir uma folha de papel em várias partes, utilizando canetas coloridas, ou listando números e parágrafos. Em segundo lugar, é altamente recomendável criar o seu próprio dicionário de abreviaturas tais como a utilização de símbolos e abreviaturas para beneficiar de uma considerável poupança de tempo. Além disso, a utilização de palavras pessoais facilita a compreensão das notas. Finalmente, o objectivo de tomar notas é manter o que é difícil de lembrar, como nomes, números e valores numéricos, datas. Tomar notas requer, portanto, uma boa preparação com sentido de lógica e criatividade, um estilo de escrita e também um dicionário de abreviaturas pessoais. Para aqueles que utilizam papel ou blocos de notas, a utilização da frente apenas é aconselhada enquanto se escreve de forma legível e clara, mas também se escreve de forma abreviada. Para aqueles que utilizam o teclado e o domínio digital, é necessário analisar que tudo está operacional em termos de hardware e software.

Qual a ferramenta a escolher para tomar notas?

O suporte mais utilizado durante anos para tomar notas é sem dúvida o papel, folhas ou blocos de notas e uma caneta/lápis. Actualmente, o campo digital está em constante evolução e permite tomar notas utilizando aplicações ou software num portátil, num smartphone ou num tablet. Esta inovação tecnológica é uma forma fácil de tomar notas e trazer organização mais tarde.

Estudar no estrangeiro: escolher um país de acordo com os seus conhecimentos linguísticos?
Foco nas bolsas de ensino superior com base em critérios sociais