Empréstimo estudantil garantido pelo Estado: que condições?

Published on : 27 Abril 20214 min reading time

No passado, foram os pais que se candidataram a empréstimos estudantis. Agora, o Estado actua como fiador para ajudar os estudantes em dificuldades. O empréstimo de estudante é um empréstimo pessoal oferecido pelo Estado. O objectivo do Estado é encorajar as pessoas a estudar. Para facilitar o financiamento dos estudos, os estudantes podem solicitar ajuda financeira ao Estado. A utilização deste empréstimo é muito conveniente para o estudante, porque o reembolso só é exigido após o fim dos seus estudos. No entanto, o beneficiário do empréstimo de estudante garantido pelo Estado está sujeito a algumas condições.

O que é um empréstimo de estudante garantido pelo governo?

O empréstimo de estudante garantido pelo Estado é um empréstimo pessoal concedido a estudantes para financiar os seus estudos. Neste caso, o Estado actua como fiador do empréstimo. Se o estudante não pagar o montante do empréstimo na data de vencimento, o Estado compromete-se a reembolsar o empréstimo ao beneficiário. O governo quer motivar os jovens a continuar os seus estudos. Subsequentemente, o Estado colabora então com empresas bancárias convencionais. O Estado e estas empresas fazem acordos para obter o empréstimo do estudante. Assim, os estudantes não serão obrigados a trazer um fiador para obter o empréstimo de estudante. O montante médio dos empréstimos é de 6000 a 8000 euros por estudante. O prazo de reembolso depende da duração dos estudos do beneficiário.

As características do empréstimo estudantil garantido pelo Estado

O banco que colabora com o Estado fixa livremente o montante do empréstimo. A maioria dos bancos pode oferecer até 15.000 euros em empréstimos estudantis com garantia do Estado. A taxa de juro varia de um banco para outro, a taxa pode variar de 1 a 3%. É então aconselhável fazer alguma investigação para obter uma taxa de juros acessível. Para continuar, o reembolso do empréstimo depende da duração dos estudos do beneficiário. A duração mínima é de 2 anos. Em seguida, o reembolso do empréstimo deve ser feito após o fim dos estudos. O reembolso varia de acordo com o contrato.

Como obter um empréstimo de estudante?

Para obter um empréstimo de estudante garantido pelo Estado, o estudante deve satisfazer algumas condições. Para começar, o estudante deve estar matriculado numa escola de ensino superior como universidades, escolas de negócios… Para continuar, ele ou ela deve ter pelo menos 28 anos de idade. Posteriormente, o beneficiário é obrigado a ter uma nacionalidade francesa. Se o estudante for elegível para o empréstimo de estudante garantido pelo Estado, ele ou ela deve candidatar-se aos bancos parceiros do Estado. Contudo, devem estar conscientes de que estes bancos não são obrigados a conceder-lhes um empréstimo, mesmo que o Estado tenha sido escolhido como fiador. Além disso, o número de estudantes que podem beneficiar deste empréstimo é limitado pelo Estado.

Que método de tomada de notas lhe fica melhor?
Estudar no estrangeiro: escolher um país de acordo com os seus conhecimentos linguísticos?