Tudo sobre o IELTS, o teste de língua inglesa internacionalmente reconhecido

Published on : 27 Abril 20213 min reading time

Muitas vezes, para viver ou estudar num país estrangeiro, especialmente num país de língua inglesa, é necessário um ielts. O que é este teste? Porque é tão popular? E como se escolhe o tipo de ielts a tomar?

O que é o IELTS?

Com quase quatro milhões de testes realizados num ano, o ielts ou International English Language Testing System é o teste de língua inglesa mais famoso do mundo. É um teste que avalia a capacidade de uma pessoa utilizar eficazmente o inglês no seu ambiente educativo e profissional. Uma pessoa será avaliada na sua expressão escrita e oral, assim como na sua compreensão escrita e oral. Pode ser tomada em papel ou online, dependendo da disponibilidade do indivíduo. O formato em que o teste é realizado não tem qualquer relação com o seu valor. Note-se que é possível praticar o teste de ielts com a GlobalExam.

Porquê o IELTS?

O teste ielts é frequentemente exigido para trabalhar, estudar ou migrar para o estrangeiro, uma vez que é reconhecido por quase 150 países em todo o mundo e por cerca de dez mil organizações. É um teste reconhecido mundialmente por empresas, governos, recrutadores e instituições tais como universidades e centros de investigação. O IELTS é o teste de referência para avaliar a capacidade de uma pessoa de compreender e expressar-se em inglês. É utilizado pelos governos australiano, inglês, canadiano e neozelandês para avaliar os imigrantes.

Quais são os diferentes testes IELTS e como escolher um?

Existem dois tipos de teste IELTS: ielts académico e ielts formação geral. O tipo de teste que escolher dependerá do que pretende fazer. O primeiro tipo, ielts academic, avaliará se o seu nível de inglês é ou não adequado para um ambiente académico. O teste será automaticamente mais orientado academicamente e os resultados podem ser cruciais para determinar se está pronto para estudar no estrangeiro. O segundo teste, formação geral, está mais orientado para o lado prático e para a utilização da língua inglesa num contexto social.

Não é necessário nenhum diploma específico para levar os ielts e qualquer pessoa o pode levar, independentemente do seu país de origem, religião ou sexo. Não existe um limite de idade teórico para tomar os ielts, mas é aconselhável ter pelo menos 16 anos de idade.

O que é um nível de inglês comercial?
Exame IELTS: as 4 fases do teste