Exames: como gerir o stress?

Published on : 27 Abril 20214 min reading time

Já reparou que alguns dias antes de cada tipo de exame, o aluno fica confuso com os diferentes problemas que irá enfrentar. Teme que todos os esforços que fez desde então, desapareçam. Especialmente em frente dos júris e dos papéis de exame embrulhados. Se conhece a fonte do stress, então saberá como resolvê-lo facilmente. Assim, a gestão deste tipo de carácter antes do exame será o seu sucesso no combate ao medo.

A razão do stress antes dos exames

Ao fazer um exame, este é o momento em que mostrará aos seus colegas e até a si próprio o resultado dos esforços feitos durante o ano lectivo ou um determinado período. É uma grande responsabilidade e o sucesso é o vosso grande orgulho em provar às pessoas à vossa volta que gostam da família e dos amigos. Na sua cabeça, deve dizer a si próprio que tem de ser bem sucedido. Porque se ele perder por causa do stress dos exames, então será vital para o seu futuro. Esta ansiedade causada pelos interesses negativos causa stress. A importância da situação em comparação com a sua capacidade de sucesso também pode causar stress. Também pode ser causado pelo medo de esquecer tudo, ou seja, dias e meses de revisão e estudo: quando chega o dia D, a cabeça está completamente vazia. Mas se o compreender então, será fácil para si evitá-lo.

Serenidade através das memórias

Se se concentrar numa coisa, é difícil ter stress. Assim, quando um estudante conhece a data do seu exame, terá de usar a sua memória para se concentrar bem para o acolher. Para evitar este stress no exame: nunca controlar o que não se pode controlar. Se tiver confiança em si próprio, não virá incomodá-lo antes dos testes. Trabalhe nas suas lições frequentemente para as dominar. Se achar difícil concentrar-se, então faça yoga ou meditação, é ideal e anti-stress. A Sofrologia é também uma melhor forma de se controlar e relaxar. Consiste em respirar para dentro e para fora para relaxar. Mesmo que coisas más aconteçam na sua vida, então sempre positivo o seu pensamento.

Alguns métodos de desestresse antes dos eventos

Algumas dicas que o podem ajudar a não entrar em pânico antes de enfrentar o stress dos exames. Esqueça a grande revisão imediatamente antes do dia D, ela pode perturbar as que já adquiriu. Deve relaxar e não pensar em nada a não ser em fazer uma pausa. Não se concentrem no momento que se aproxima, pois não se trata de um evento vital. Dar um passeio na natureza ou fazer algumas actividades físicas para relaxar um pouco os seus pensamentos. Um filme engraçado também pode ser divertido e engraçado se estiver acompanhado. A meditação é uma das melhores soluções. Dormir durante umas boas horas antes da data do exame é perfeito para se concentrar bem durante os testes. Levante-se cedo e prepare todo o material de que necessitará.

Que método de tomada de notas lhe fica melhor?
Estudar no estrangeiro: escolher um país de acordo com os seus conhecimentos linguísticos?