Foco nas bolsas de ensino superior com base em critérios sociais

Published on : 27 Abril 20214 min reading time

As bolsas de ensino superior baseadas em critérios sociais são concedidas a estudantes de famílias com um rendimento modesto (menos de 32,930 euros por ano). Ajudam a financiar estudos e não substituem a obrigação dos pais de prestar apoio. As bolsas de ensino superior baseadas em critérios sociais são determinadas pelo rendimento familiar de acordo com uma escala nacional que vai de 0 a 8. Cada nível é equivalente a uma soma de ajuda emitida por um período de nove meses e meio. Os estudantes com idades compreendidas entre 16 e 28 anos são elegíveis se cumprirem os requisitos.

Quais são os critérios de elegibilidade?

Para poder beneficiar de uma bolsa de acção social, deve preencher uma série de condições. O estatuto social é o requisito mais importante para esta bolsa de estudo. Por outras palavras, o estudante tem dificuldades financeiras para realizar os seus estudos. Em termos de estudos, deve estar inscrito na formação inicial em França ou num país membro da União Europeia. Deve também ser estudante a tempo inteiro numa instituição pública para receber este tipo de bolsa. Contudo, os estudantes de instituições privadas também podem obter uma bolsa de estudo porque existem certas instituições que estão autorizadas a receber bolseiros. Quanto ao diploma, o bac francês é exigido. Caso contrário, pode ser utilizado um diploma ou um título aceite como equivalente ao bacharelato.

Como candidatar-se?

Os passos a seguir para obter uma bolsa de estudo para o ensino superior de carácter social podem ser agrupados em três etapas. Em primeiro lugar, o preenchimento do formulário de candidatura em linha no sítio web CROUS. Durante este processo, o estudante deve introduzir o seu número BEA (Base Élève Académique) ou INE (Identification Nationale de l’Étudiant). Depois, o rendimento global da sua família do antepenúltimo ano. Em segundo lugar, a recepção da notificação condicional sobre se a bolsa solicitada será ou não concedida. Finalmente, se o aviso for positivo, o interessado deve apresentar este aviso condicional de bolsa de estudo ao inscrever-se no serviço de gestão de bolsas de estudo da instituição desejada. O documento deve ser acompanhado por um extracto bancário.

As subvenções baseadas no mérito são uma dádiva de Deus para se tirar partido

Para além das bolsas de estudo baseadas em critérios sociais, as bolsas baseadas no mérito podem também ajudá-lo a financiar o seu ensino superior. Estes dois tipos de bolsas de ensino superior podem ser combinados. Dizem respeito aos bacharelatos que obtiveram a menção “muito bom”, estudantes bolsistas que iniciam um Mestrado 1 entre os vencedores da licença. O montante da ajuda baseada no mérito é de até 900 euros, pagos em 9 prestações mensais. Não são necessárias formalidades para obter ajuda baseada no mérito. De facto, são os estabelecimentos que comunicam os nomes dos possíveis beneficiários uma vez que os resultados dos exames tenham sido tornados públicos.

Que método de tomada de notas lhe fica melhor?
Estudar no estrangeiro: escolher um país de acordo com os seus conhecimentos linguísticos?