Como acelerar a leitura: 4 estratégias para aprender a ler melhor e mais rápido

Todo mundo sabe como é ler um livro tão bom que você simplesmente não consegue anotá-lo – você saboreia cada palavra da página e pode lembrar as citações das passagens de cor. Também sabemos como é ler um livro-texto seco e chato e perceber que, de repente, você “lê” mais seis páginas e nem lembra do que se tratava.

Há apenas uma coisa diferente dos dois cenários de leitura, e isso é entusiasmo. O entusiasmo impulsiona nosso interesse, nos permite focar e absorver mais do que lemos – levando à capacidade de ler mais rápido e lembrar mais do conteúdo! Pode ser difícil ficar entusiasmado com a leitura de muitos textos (muitas vezes entediantes), o que geralmente leva mais tempo, estresse mental e notas desfocadas sobre o assunto. É por isso que encontramos quatro estratégias para alterar e melhorar a maneira de ler e recuperar informações.

 

A ciência da leitura de velocidade

Aqui estão 4 estratégias para você aprender como acelerar a leitura e também minha indicação para o curso leitura eficaz curso que fiz e recomendo para melhorar a produtividade e leitura:

1. Procurar palavras-chave


Em vez de soar as combinações de letras que reunimos para criar palavras e ler todas elas individualmente, foque em como seus olhos se movem pela página. Concentrar-se no que seus olhos estão vendo ajudará a aumentar sua velocidade de leitura. Basicamente, queremos que você escaneie o conteúdo primeiro até que seus olhos captem uma palavra ou assunto que lhe interesse.

Nós fomos ensinados desde o primeiro dia a ler cada palavra em uma frase e parágrafo, mas este processo é tão demorado e desgastante! Nós realmente só precisamos ler substantivos e adjetivos para entender a idéia principal de uma sentença; verbos, advérbios e outras partes do discurso geralmente são desnecessários quando você está apenas tentando obter as informações básicas mais importantes. Esta dica pode ser difícil de se acostumar, mas você vai estar fazendo isso o tempo todo, uma vez que você a abaixou! Destacar essas palavras-chave e frases também é uma ótima idéia para revisar o texto.

2. Pule para frente
Apenas leia a primeira e a última frases de um parágrafo primeiro. Isso pode poupar muito tempo se a primeira frase de um parágrafo apresentar um tópico que você já conhece. Você então sabe que não perde seu tempo lendo o parágrafo em sua totalidade e pode passar para o próximo parágrafo.

3. Torne-o Relatável
Nosso cérebro armazena cada coisa que lemos, nós simplesmente não sabemos que está lá porque a maioria vai para o nosso subconsciente. Por isso, pode ser difícil lembrar de um tópico ou fato interessante que você leu anteriormente. Para melhor recuperá-lo, recomendamos que você relate o que leu a algo que já conhece, como uma experiência pessoal.

Exemplos:

Ao aprender sobre a ciência forense, você poderia relacionar o que aprendeu com um episódio de Mentes Criminosas que o assustou, ou o momento em que você acidentalmente encontrou alguns ossos de animais velhos em uma caminhada.
Na quinta série, tudo o que aprendemos foi transformado em um acrônimo baseado no tema, e para ser honesto, muitas dessas siglas me acompanharam até a minha vida adulta. Especificamente, minha professora de ciências do 5º ano ensinou-nos a lembrar a fórmula da densidade (Massa Dividida pelo Volume Igual à Densidade) como o Sr. Dutton Vomita Todos os Dias. Percebo que isso pode não ter sido o melhor ou mais saudável exemplo para ensinar um grupo de alunos do quinto ano, mas já faz 11 anos e ainda sei calcular a densidade!
4. Tome notas
Existe uma condição conhecida como síndrome hipertítmica que permite que os afetados se lembrem de tudo que lêem, veem ou ouvem. Infelizmente, é uma condição extremamente rara, então a maioria das pessoas que estão por aí precisa de ajuda para lembrar o que lemos – e para isso, escrevemos! Depois de terminar a leitura, recomendamos que você volte e faça algumas anotações das palavras-chave e dos tópicos destacados anteriormente. Incluindo um breve resumo das informações mais importantes que você encontrou – você pode rever estes dias ou anos no futuro e ser capaz de lembrar o que o livro ou passagem significa!

Esperamos que estas 4 dicas fáceis aumentem seu entusiasmo pela leitura e aprendizado! Esperamos também que, agora, tudo que você lê seja tão fascinante quanto seu livro favorito e que você obtenha mais dos livros didáticos acadêmicos que sempre temeu.